Workshop e conferência “Reclaim Europe! – Perspetivas urbanas, estratégias transnacionais”

9h30-17h30 (workshop fechado)
18h00-20h30 (conferência pública)
Biblioteca de Marvila, Rua António Gedeão, 1950 – 347 Lisboa

Inscrição para o workshop: http://bit.ly/workshop-reclaim
Inscrição para a conferência: http://bit.ly/conference-reclaim

Cidades em toda a Europa são palcos para lutas sociais e políticas e, ao mesmo tempo, para soluções pioneiras. É também ao nível das cidades que cidadãos e cidadãs encaram os problemas que afetam diretamente as suas comunidades, mas que têm impacto transfronteiriço. É nesta interseção entre o local e o transnacional onde podemos encontrar soluções para as questões mais urgentes do nosso tempo, como a falta de habitação condigna, as alterações climáticas e a chegada de migrantes e refugiados às nossas cidades.

  • Em que Europa queremos viver e o que significa isso para as lutas nas nossas cidades?
  • O que tem de mudar para que nós, cidadãs e cidadãos, nos sintamos legitimamente membros de pleno direito?
  • Como são avaliados os instrumentos já existentes de participação para que a sociedade civil exerça a sua influência a nível das decisões das instituições europeias?
  • Que ideias e projetos para uma vivência comum da Europa já existem fora das instituições, e como podem ser reforçados?

O evento “Reclaim Europe! – Perspetivas urbanas, estratégias transnacionais” é o próximo passo de “Reclaim Europe!”, um projeto da Fundação Friedrich Ebert em Portugal que tem juntado organizações da sociedade civil para debater as dimensões europeias das suas lutas e para identificar reivindicações e propostas para uma Europa construída em conjunto.

A iniciativa, que terá a duração de um dia, será dividida em duas partes: Uma série de workshops durante o dia, incluindo sessões de formação e de informação baseadas em necessidades identificadas nos primeiros encontros; e um evento público no final da tarde, em que as reivindicações e ideias mais relevantes serão debatidas com stakeholders com experiência nas instituições da União Europeia e da governança multinível. O encontro vai também proporcionar um enquadramento para elaborar a implementação das propostas.

Convidamos todas as pessoas interessadas a se juntarem ao nosso diálogo por uma Europa mais democrática. No espírito dum processo de aprendizagem mútua e transnacional, haverá participantes de outras cidades europeias com lutas e experiências parecidas.

Entrada livre, mas sujeita a inscrição até o dia 4.11.2018.

O número de vagas no workshop é limitado.

A conferência pública será em inglês e português (com tradução simultânea). O workshop será em parte em inglês e em parte em português. Tentaremos fornecer tradução para quem precisar.

 

Programa em inglês e português:

Mais informações sobre o projeto “Reclaim Europe!”: Projeto_Reclaim-Europe_evento_7.11.