Vídeo do primeiro Café com Luta em quarentena: “Ativismo de sofá? Como continuar a luta sem cafés nem ruas”

No dia 16 de abril, teve lugar o primeiro Café com Luta em quarentena. Numa conversa online aberta a todas e todos, conversámos com três ativistas de diferentes áreas sobre a adaptação dos movimentos à nova realidade. Pedro Ferreira e Catarina Carvalho contou-nos da recentemente criada Radio Gabriela, que surgiu no âmbito da Associação Cultural Sirigaita e que tenta criar comunidade no confinamento. Alexandra Alves Luís, da Associação Mulheres sem Fronteiras, partilhou connosco os desafios que o coronavírus trouxe à luta feminista e ao trabalho de proximidade. E Diogo Silva, ativista climático nos coletivos 2degrees artivism e Climáximo, falou sobre como levar o ativismo para a internet.

Quem não conseguiu participar, pode ver a gravação da conversa aqui.

Os Cafés com Luta são conversas informais, acompanhadas de bebidas e petiscos, com pessoas convidadas a partilhar a sua experiência sobre transformações sociais e políticas. As conversas decorrem em diferentes locais de Lisboa e pretendem funcionar numa lógica de aprendizagem mútua. São abertas a todas e todos e a participação é gratuita, mas, por motivos organizacionais, os lugares são limitados.

O ciclo de conversas é uma das iniciativas que dão continuidade ao “Reclaim Europe!“, um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa comum iniciado pela Fundação Friedrich Ebert. Os Cafés com Luta contam com o apoio do Urban Transitions Hub (ICS-ULisboa) e da associação Transparência e Integridade.