Seminário “Reclaim Europe!” em Vila Real, 18 de setembro de 2019

➡ Qual o impacto das políticas europeias na Região do Norte?
➡ Como pode o trabalho em redes transnacionais apoiar o vosso trabalho local?

 

Depois de eventos em Lisboa, Castelo Branco e Covilhã, convidamos todas as organizações da sociedade civil e outras pessoas interessadas a debaterem a Europa connosco em Vila Real no seminário “Reclaim Europe! Como construir a Europa a partir dos territórios?”. Terá lugar no dia 18 de setembro, das 14h00 às 18h00, no auditório da Biblioteca Central da UTAD.

A Europa não pode ser feita só pelas instituições em Bruxelas. Redes internacionais da sociedade civil, como a Rede Europeia Anti-Pobreza, são importantes tanto para fazer chegar as necessidades locais ao nível europeu como para a aprendizagem transnacional entre os membros. Mas como funcionam, e como pode ser melhorada a articulação com as organizações membros?
Um segundo foco dessa tarde serão os fundos comunitários e o seu impacto para a democracia em territórios vulneráveis: na véspera dum novo quadro comunitário, qual a margem de manobra para a sociedade civil?

Os temas serão introduzidos com intervenções de Elisa Pérez Babo (Quaternaire) e Paula Cruz (EAPN Portugal). Depois dessas sessões de informação, vamos debater soluções e desenvolver ideias e reivindicações em grupos de trabalho.

O seminário é organizado pela Fundação Friedrich Ebert, pelo Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti-Pobreza e pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A entrada é livre. Porém, para a organização do evento, pedimos que efetuem a vossa inscrição aqui.

A iniciativa faz parte do projeto “Reclaim Europe!”, promovido pela Fundação Friedrich Ebert. O projeto convida associações, movimentos e outros grupos da sociedade civil para um debate alargado sobre as possíveis formas de as organizações da sociedade civil participarem na construção da Europa e influenciarem os processos de decisão.