Seminário Internacional “Como apoiar pessoas refugiadas: Abordagens e iniciativas de trabalho voluntário na Europa”

A Fundação Friedrich Ebert Portugal e a European Alternatives organizaram no dia 09.06.2017, no Goethe Institut Lisboa, um seminário com o tema do trabalho voluntário com e para pessoas refugiadas em Portugal e na Europa.
As pessoas refugiadas constituem um dos segmentos mais vulneráveis da população. A forma como os países e as cidades na Europa são afetados e lidam com a situação varia muito, mas é sempre o trabalho coletivo de pessoas que pode fazer a diferença quando as instituições públicas não conseguem e/ou não querem responder ao desafio.

Em duas mesas redondas, o seminário abordou diferentes exemplos de trabalho voluntário, com foco nas cidades Roma, Berlim e Lisboa. O formato “World Café” permitiu discutir um conjunto de assuntos em pequenos grupos, colocando uma ênfase especial na troca de experiências de trabalho voluntário. Atribuindo a mesma relevância às visões, opiniões e experiências de todas/os os participantes no seminário, este formato serviu para contrabalançar as discussões mais especializadas das mesas redondas.