É esta a questão que está na base da Semana de Ação “Ciber Igualdade? Pistas para um futuro digital feminista”, organizada pela Fundação Friedrich Ebert em Portugal e a Associação Mulheres sem Fronteiras. A iniciativa tem o objetivo de debater, de forma critica, a digitalização através da lente de género.
A digitalização tem avançado a grandes passos, ainda acelerada pela passagem para esta “nova normalidade” que a pandemia nos trouxe, com todas as vantagens e desvantagens a ela associada – e também com novos desafios à igualdade de género. Além da propagação de estereótipos de género, para a qual alerta o Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), há também novas formas de violência que surgem no contexto da digitalização, como o discurso de ódio online, perseguição, assédio e intimidação online. As Nações Unidas constatam que as mulheres são sub-representadas na revolução digital, e a criação de conhecimento em plataformas colaborativas como a Wikipedia e feita quase exclusivamente por homens brancos. Por outro lado, o mundo digital traz novas oportunidades para a criação de sociedades mais justas, inclusivas e diversas.
Entre 7 e 12 de novembro de 2020 juntamos especialistas da política, academia e sociedade civil numa série de workshops, debates e conversas à volta destas e outras preocupações comuns.
Todos os eventos terão lugar online, na plataforma Zoom. A participação em todas as atividades é gratuita mediante inscrição através dos seguintes formulários:
7.11., 15h00-19h00
Editatona online “Portugal: Mulheres pela Conquista de Direitos e Liberdade”
Inscrição: http://bit.ly/editatona7-11
9.11., 16h00-17h30
Conversa “Ativismo feminista online“
Inscrição: http://bit.ly/ativismo-feminista
9.11., 18h00-19h30
Workshop “Exposição Online: Conhecer os riscos, mitigar vulnerabilidades”
Inscrição: http://bit.ly/exposicao-online
10.11., 18h00-20h00
Debate internacional “Do Cyberbullying ao Cyberflashing – a violência digital como novo desafio à igualdade de género”
Inscrição: http://bit.ly/violencia-digital
12.11., 17h30-20h00
Debate internacional “Desigualdades digitais vs. novas oportunidades – Onde estamos na construção de uma sociedade digital mais justa?”
Inscrição: http://bit.ly/desigualdades-digitais
Organização: Alexandra Alves Luís – Associação Mulheres sem Fronteiras / Faces de Eva – CICS.NOVA, Christine Auer – Fundação Friedrich Ebert em Portugal