Relatório Intercalar da segunda reunião de Lisboa do projeto “Reclaim Europe!”

Já se encontra disponível o Relatório Intercalar da segunda reunião de Lisboa do projeto “Reclaim Europe!“.

O documento pretende fornecer uma visão geral das principais lições aprendidas na segunda reunião de Lisboa do projeto “Reclaim Europe!”, que teve lugar no dia 7 de Novembro de 2018, na Biblioteca de Marvila. Foi organizada pela Fundação Friedrich Ebert em conjunto com a organização European Alternatives e reuniu grupos, associações e movimentos da sociedade civil em Portugal. O encontro reuniu 56 participantes, alguns representantes de ONGs, ativistas, académicos, profissionais e membros de organizações internacionais. O Relatório é da autoria de Roberto Falanga.

O documento não exige ser consensual nem vinculativo, mas pretende apresentar, em primeiro lugar, uma descrição completa dos objetivos e da metodologia da reunião. Em segundo lugar, apresenta o Plano de Ação co-criado na primeira reunião. Em terceiro lugar, apresenta as principais ideias partilhadas pelos participantes nos grupos de trabalho organizados durante o dia. Finalmente, o Relatório discute os resultados da reunião e abre-se a uma exploração mais aprofundada de algumas questões-chave surgidas nas duas reuniões.

O encontro foi estruturado de forma a proporcionar sessões de formação e informação para apoiar a literacia sobre a participação das ONGs na tomada de decisão e debate do “Plano de Ação” produzido na primeira reunião do projeto no dia 14 de Julho de 2018. A primeira reunião reuniu 18 representantes de ONGs (16 de Lisboa e 2 do Porto), que debateram o tema principal do dia em três grupos de trabalho organizados em torno do mesmo: (i) espaço público e mobilidade; (ii) género, migração e arte; (iii) habitação.

O Relatório Intercalar completo (em inglês) encontra-se aqui: II meeting report_Reclaim Europe_Lisbon

Uma síntese das conclusões do encontro (também em inglês) pode ser descarregada aqui: Conclusions II Meeting Report Reclaim Europe Lisbon