Seminário e debate “Reclaim Europe!” na Covilhã, 22.05. e 23.05.2019

Qual o impacto das políticas europeias nas nossas vidas e no território que habitamos?
Como é que podemos efetivamente influenciá-las e chegar mais perto da Europa que queremos?

A Fundação Friedrich Ebert convida todas as organizações e grupos da sociedade civil, mas também todas as restantes pessoas interessadas, a debaterem estas questões connosco no próximo seminário “Reclaim Europe!”. Tem lugar no próximo dia 23 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, e é organizado pela Fundação Friedrich Ebert, a CooLabora, a ANIMAR, o Mestrado de Ciência Política da UBI e a Biblioteca da UBI.
Trabalharemos em ideias, reivindicações e propostas concretas para que a Europa não seja só feita em Bruxelas, mas por todos e todas nós. Tentamos também perceber qual o impacto que as instituições e redes europeias já têm nos nossos territórios, e como este impacto pode ser moldado para que seja um melhor apoio ao trabalho das organizações da sociedade civil. Além do trabalho em grupos, a iniciativa conta com sessões de informação e debate relacionadas aos temas da cidadania europeia e do financiamento comunitário com os seguintes oradores:

Jorge Brandão (Chefe de Divisão na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) * a confirmar
Martín Rodriguez Alberdi (investigador no think tank berlinense European Democracy Lab)

A entrada é livre. Porém, para a organização do evento, pedimos que efetue a sua inscrição aqui.

Informamos ainda que na véspera do seminário, no 22 de maio, das 14h00 às 16h00, terá lugar na Biblioteca da UBI um debate sobre o tema “Construir Democracia na União Europeia”. A iniciativa está inserida no “Mês da União Europeia na UBI”. Conta com intervenções de Susana Coroado (Associação Transparência e Integridade), Vítor Lima (No to war – No to NATO) e Martín Rodriguez Alberdi (European Democracy Lab) e será moderada por Luís Filipe Madeira (Universidade da Beira Interior).

As duas iniciativas fazem parte do projeto “Reclaim Europe!”, promovido pela Fundação Friedrich Ebert. O projeto convida associações, movimentos e outros grupos da sociedade civil para um debate alargado sobre as possíveis formas de as organizações da sociedade civil participarem na construção da Europa e influenciarem os processos de decisão.

 

Programa em PDF: Programa_Reclaim Europe_23.5.