Lobbying: O que podemos aprender com as ONGs de Bruxelas? – 6º “Café com Luta” no 23 de janeiro

Seminário Internacional “(Re)Scaling Networks in Portugal and Europe: Towards New Forms of Decision-Making?”, 29.11.2019, ICS
18/11/2019
Ciclo de conversas “A Cidade pelas Pessoas”, 31 de janeiro e 10 de fevereiro, Porto
22/01/2020
Show all

Neste primeiro Café com Luta de 2020, regressamos ao tema do lobbying, mas desta vez sobre a perspectiva das ONGs que actuam juntas das instituições europeias. Bruxelas é uma das capitais mundiais do lobbying, mas não concentra apenas consultoras e grandes empresas. Milhares de ONGs estão aí sediadas e competem ou colaboram de forma profissionalizada com outros actores da sociedade, sejam empresas, associações ou outras organizações. Assim, temos muito a aprender com elas, por exemplo:

– Como podem as ONGs nacionais influenciar as políticas nas instituições comunitárias?
– O que podem aprender com as suas congéneres europeias de forma a fazer um lobbying eficaz a nível nacional?
– Que estratégias podemos adoptar?

Em diálogo aberto com a audiência, Susana Coroado, investigadora sobre o tema do lobbying e vice-presidente da Transparência Internacional, vem falar-nos sobre o que tem aprendido com os seus contactos com as ONGs sediadas em Bruxelas.

Pede-se inscrição aqui.

Onde? VALSA, Rua da Penha de França 270, Lisboa

Quando? 23 de janeiro 2020, 18:00-20:00 horas

Os Cafés com Luta são conversas informais, acompanhadas de bebidas e petiscos, com pessoas convidadas a partilhar a sua experiência sobre transformações sociais e políticas. As conversas decorrem em diferentes locais de Lisboa e pretendem funcionar numa lógica de aprendizagem mútua. São abertas a todas e todos e a participação é gratuita, mas, por motivos organizacionais, os lugares são limitados.

O ciclo de conversas é uma das iniciativas que dão continuidade ao “Reclaim Europe!“, um projeto pela participação da sociedade civil numa Europa comum iniciado pela Fundação Friedrich Ebert. Os Cafés com Luta são organizados em conjunto com o Urban Transitions Hub e contam com o apoio da associação Transparência e Integridade.

O evento também está no facebook.