Impressões do seminário “Reclaim Europe!”, Covilhã, 23.05.2019

Qual o impacto das políticas europeias nas nossas vidas e no território que habitamos?
Como é que podemos efetivamente influenciá-las e chegar mais perto da Europa que queremos?

Foram estas as questões que originaram o último seminário “Reclaim Europe!”. Decorreu no dia 23 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, e foi organizado em parceria com a CooLabora, a ANIMAR, o Mestrado de Ciência Política da UBI e a Biblioteca da UBI.

O seminário contou com intervenções de Jorge Brandão (Chefe de Divisão na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e Martín Rodriguez Alberdi (investigador no think tank berlinense European Democracy Lab). Seguiu uma sessão de grupos de trabalho em que foram debatidos temas como problemas relacionados com o financiamento da União Europeia para ONGs e possíveis soluções, sugestões para um melhor trabalho em rede entre as organizações e ideias para aproximar as instituições europeias as cidadãs e aos cidadãos. As memórias completas do evento ainda estão a ser trabalhadas e serão divulgadas em breve.

A iniciativa faz parte do projeto “Reclaim Europe!”, promovido pela Fundação Friedrich Ebert. O projeto convida associações, movimentos e outros grupos da sociedade civil para um debate alargado sobre as possíveis formas de as organizações da sociedade civil participarem na construção da Europa e influenciarem os processos de decisão. As conclusões dos primeiros encontros podem ser visualizados aqui.

© fotografias: Victoria Hamborg