Impressões e síntese da Mesa-Redonda “Pensar o comum: cohousing como solução habitacional”

Jornalismo e Intervenção Social – 5º “Café com Luta” no 25 de novembro
08/11/2019
Seminário Internacional “(Re)Scaling Networks in Portugal and Europe: Towards New Forms of Decision-Making?”, 29.11.2019, ICS
18/11/2019
Show all

copyright MIRA Forum

No passado dia 22 de Outubro, teve lugar no Porto a iniciativa ‘PENSAR O COMUM: cohousing como solução habitacional’, organizada pela Fundação Friedrich Ebert em Portugal, pelo GoetheInstitut Portugal, pelo Habitar Porto e pelo Grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (MDT-CEAU-FAUP).

A iniciativa deu continuidade a “Retomar a Cidade”, uma série de eventos do Goethe-Institut Portugal e da Fundação Friedrich Ebert em Portugal que se debruça sobre algumas das questões mais prementes do desenvolvimento urbano de Lisboa e do Porto, e foi pensada e organizada na sequência do debate ‘O(Porto)nidades’, que teve lugar no ano passado. Teve o objetivo de refletir em conjunto a pertinência e atualidade deste modelo de vida e habitação partilhada face aos processos de mercantilização, financeirização e gentrificação em curso. A quem pode servir este modelo? O que o caracteriza?

O seguinte GIF resume os pontos centrais das apresentações e as perguntas mais urgentes do debate:

 

 

A mesa-redonda realizada no MIRA FORUM, sob a moderação do jornalista Abel Coentrão, procurou responder a estas questões, cruzando três realidades europeias distintas: a do Porto, com a presença da Mariana Almeida, do Habitar Porto; a de Berlim, com a participação de Inka Drohn, da Arch.id Berlin; e a de Barcelona, pela voz de Josep Maria Montaner, professor catedrático da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona e ex-vereador de Urbanismo da Câmara Municipal de Barcelona (2015-2019).

Para uma síntese mais detalhada, recomendamos o seguinte documento da autoria da Ana Silva Fernandes, relatora do evento: PENSAR-O-COMUM-sintese.pdf

Para a versão inglesa da síntese, clique aqui: THINKING THE COMMON_conclusions public debate

              

Ilustrações: Alfonso Morote