Fundação

A Friedrich Ebert Stiftung


A Friedrich Ebert Stiftung (FES) foi fundada na Alemanha em 1925 como legado político de Friedrich Ebert, primeiro Presidente alemão democraticamente eleito.

Diante de dolorosas experiências na luta política, o social-democrata Ebert, um simples artesão que ascendera ao cargo supremo da República, sugeriu a criação de uma fundação com os seguintes objetivos:

  • Fomentar a formação política e social de pessoas de todas as esferas da sociedade, no espírito da democracia e do pluralismo
  • Possibilitar a jovens talentosos, por meio da concessão de bolsas, o acesso ao estudo universitário e à investigação
  • Contribuir para o entendimento e a cooperação internacionais

Proibida em 1933 pelos nazis e refundada em 1947, a Friedrich Ebert Stiftung persegue até hoje esses objetivos por meio de múltiplas atividades.

Enquanto instituição de utilidade pública, de direito privado e de natureza cultural, a FES está comprometida com as ideias e os valores fundamentais da democracia social. Na Alemanha, a FES oferece educação e aconselhamento políticos. Com os seus serviços, alcança pessoas em centros urbanos, bem como em muitas cidades de pequena dimensão. Além da sua sede em Berlim e Bona, dispõe de várias representações regionais nos diferentes Estados Federais do país.