Debate internacional “Pensar o comum: cohousing como solução habitacional”, 22.10.2019, Porto

Um evento da série Retomar a Cidade

22.10.2019, 18:30, Mira Forum, Porto

Na terça-feira, dia 22 de outubro terá lugar o terceiro evento da série Retomar a cidade, iniciativa realizada pelo Goethe-Institut Portugal e pela Fundação Friedrich Ebert. O evento Pensar o comum: cohousing como solução habitacional, coorganizado pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (CEAU-FAUP) e pelo Habitar Porto, é aberto ao público e será seguido por um workshop fechado na manhã seguinte na Faculdade de Arquitetura do Porto.

A mesa-redonda pública será moderada pelo jornalista Abel Coentrão. Após um enquadramento pela jornalista, seguem-se breves apresentações de exemplos emblemáticos internacionais de cohousing pelo arquiteto Josep Maria Montaner (Barcelona) e pela arquiteta Inka Drohn (Berlim). No final, serão feitas reflexões sobre a materialização e operacionalização de soluções habitacionais adequadas ao contexto português, juntamente com Mariana Almeida do Programa Habitar Porto.

A necessidade de criar alternativas habitacionais, a diversidade e inclusão podem ser o lema que introduz o cohousing como parte da solução. Que possibilidades deveriam as pessoas ter para garantir o acesso a uma resposta habitacional adequada? Numa altura em que a habitação é também um ativo financeiro, como se garante que todos os grupos sociais tenham acesso condigno a um direito universal? Será possível equacionar, neste contexto, um estilo de vida partilhado? Será esta uma oportunidade para diminuir o isolamento, consequência do estilo de vida individualizado?

Na manhã de 23 de outubro será realizado o workshop Pensar o comum: que modelos de habitação em Portugal?, fechado ao público, para policy makers e outros especialistas, com o intuito de estudar estratégias para a operacionalização destas soluções habitacionais alternativas.

Inscrições: http://bit.ly/pensar-o-comum

Programa e biografias das/dos intervenientes: programa-biografias-e-contextualizao

Retomar a Cidade é uma iniciativa conjunta do Goethe-Institut Portugal e da Fundação Friedrich Ebert em Portugal que se dedica, com workshops e debates, a algumas das questões mais emergentes no que diz respeito ao desenvolvimento urbano das cidades do Porto e de Lisboa. Discutem-se temas como gentrificação, mobilidade, sustentabilidade, diversidade e justiça social. A série pretende analisar estratégias de solução e fomentar o intercâmbio entre atores locais e internacionais do desenvolvimento urbano.