A representação em Portugal

A representação portuguesa da Friedrich Ebert Stiftung


A Friedrich Ebert Stiftung está representada em Portugal desde 1976, mas as relações com este país já remontam aos tempos que antecederam o 25 de Abril. A fundação do Partido Socialista português teve lugar em 1973 na Academia de formação política da Friedrich Ebert Stiftung em Bad Münstereifel (Alemanha).

No período que se seguiu ao 25 de Abril, a Friedrich Ebert Stiftung apoiou a criação das instituições do Portugal democrático e nos anos 80 acompanhou a adesão do país às Comunidades Europeias.

Com a consolidação da democracia e o avanço do desenvolvimento económico e social no seio da Europa, a actividade da Fundação em Portugal passou do apoio directo aos actores políticos e sociais para a organização de um Diálogo Europeu entre interlocutores portugueses, alemães e de outros países. Desde os finais dos anos 80, a Fundação organiza iniciativas na forma de debates com responsáveis do sistema político, membros da comunidade científica e representantes da sociedade civil, sobre questões importantes para a construção de uma Europa social e sustentável.